segunda-feira, 22 de março de 2010

MÚSICA BARROCA ITALIANA

MÚSICA BARROCA ITALIANA

Um grupo de compositores que trabalhava em Nápoles, no final do séc. XVI e início do séc. XVII, escrevia música cujas características anunciavam o barroco italiano. Três nomes desse grupo devem ser destacados: Giovanni Maria Trabaci (ca. 1580-1647): publicou duas coleções de música para teclado, que continham ricercares, canzonas, capriccios, partitas e galliards. As partitas e galliards eram bastante apropriadas para o cravo. Antonio Valente (ca. 1520-ca. 1580): também publicou duas coleções. A primeira (1575) contendo ricercares, fantasias e canzonas escritas à maneira da tablatura espanhola; a segunda (1580) apresentando um tipo de partita. Ercole Pasquini (ca.1580-1614): apenas 30 de suas composições foram descobertas, mas foram suficientes para estabelecê-lo como um importante predecessor de Frescobaldi. Suas obras incluem toccatas e os primeiros exemplos de canzone com variações.
Girolamo Frescobaldi (1583-1643) foi a figura mais proeminente do período. Sua música é marcada por um acentuado uso de cromatismo, impressionantes colorações sonoras e modulações que antecipavam a futura importância da tonalidade. Seu contraponto é quase sempre severo e existe um certo nervosismo em muitas de suas músicas, devido ao uso de temas curtos, síncopes e ritmos cruzados. Incorporava, com freqüência, um grande uso de figuras suspensas e recomendava o uso de rubato na performance.
Embora muitas músicas de Frescobaldi sejam indicadas para "cembalo et organo", ele deve ser considerado como a base da escola cravista do séc. XVII. Suas composições para cravo incluem diversos tipos de peças. São encontradas danças, como: corrente, galliarda, balleto e passacaglia, que geralmente apresentam fortes progressões harmônicas sobre delicado contraponto. Suas toccatas são estruturadas como as de Merulo, mas são mais cromáticas, utilizando um maior contraste entre duas seções. As seções imitativas freqüentemente são curtas com temas fragmentados. Existe um uso deliberado de invenções virtuosísticas nas seções livres. As partitas são variações, apresentando ritmos e texturas polifônicas contrastantes, com peças em estilo fugato usando contraponto com um número fixo de vozes que apresentam várias idéias.
A influência de Frescobaldi pode ser traçada através de seu aluno Johann Froberger até chegar no ponto culminante do barroco, que aconteceu na Alemanha.
Embora os outros compositores italianos do séc. XVII não tenham alcançado a projeção de Frescobaldi, muitos deles contribuíram significativamente para a música da época. Michelangelo Rossi (1600-1674) foi aluno de Frescobaldi e o imitou na maioria de suas toccatas. Alessandro Poglietti ( -1683) foi um músico italiano que se tornou organista da corte de Viena (1661-83). Bernardo Pasquini (1637-1710) escreveu toccatas virtuosísticas em um estilo vigoroso. Foi um dos primeiros músicos a escrever para dois cravos. Suas peças foram publicadas em Paris, numa coleção intitulada Toccates et suites pour le clavecin de MM. Pasquini, Poglietti et Gaspard Kerle (1704). Alessandro Scarlatti (1660-1725) é especialmente importante por suas óperas, cantatas e oratórios, sendo considerado o pai da escola napolitana de compositores de ópera. Seu estilo mostra um desenvolvimento temático, equilíbrio de frases melódicas e harmonia cromática - todas traçadas em uma textura suave e flexível que prenunciavam a música de Mozart e de outros compositores clássicos vienenses. Azzolino Bernardino Della Ciaja (1671-1755) foi um dos primeiros compositores italianos a enfocar a sonata. Suas peças são altamente ornamentadas e incorporam muitos procedimentos técnicos utilizados mais tarde por Domenico Scarlatti. Domenico Zipoli (1688-1726) foi organista da igreja jesuíta de Roma. Chamou suas peças de Sonatas, mas na realidade eram Suites. Domenico Alberti (1710-1740) escreveu cerca de 36 Sonatas. Seu nome está ligado ao procedimento de acompanhamento com acordes quebrados, que foi usado durante o período clássico, algumas vezes com habilidade, e outras resultando em tédio. Pelo fato de ter utilizado esse procedimento não significa que foi quem o inventou.

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