domingo, 7 de março de 2010

INSTRUMENTOS DE TECLADO: ORIGENS E DESENVOLVIMENTO

ECHIQUIER
Apesar de não se ter informações precisas a seu respeito, algumas fontes literárias se referem a esse instrumento desde aproximadamente 1360, quando o Rei Eduardo III, da Inglaterra, exibiu um echequier feito por um certo Jehan Perrot.
Uma das poucas referências à construção do instrumento data do ano de 1388, quando o Rei John I de Aragon escreveu ao Duque da Burgundia, requisitando os serviços do intérprete Johan dels Orguens que era, de acordo com a carta, capaz de tocar o echiquier, um instrumento descrito como similar ao órgão, mas que soava por meio de cordas.
Alguns estudiosos consideram que o echiquier seja um tipo de clavicórdio com uma ação primitiva de martelos. Outros acreditam que seja um antecessor do cravo. Qualquer que seja o princípio de construção, é óbvio que instrumentos de teclado e cordas eram populares já no séc. XIV.
O nome echiquier, seja o que ele tenha sido, desapareceu das fontes literárias no final do séc. XV. As atenções, então, se voltaram para o clavicórdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário